como Centro Educacional Espaço Integrado
  • Home
  • Segmentos
  • Educação Infantil
  • Crianças de dois
    a seis anos
  • O que e como se aprende
  • Aulas Especializadas
    da Educação Infantil

Crianças de dois a seis anos

Entre os dois e os seis anos, as crianças têm a oportunidade de experimentar uma estreita relação com pessoas diferentes do âmbito familiar. Ao conviverem com professores, funcionários e outros alunos, dentro de um ambiente confiável e acolhedor, desenvolvem aspectos fundamentais e necessários que ajudam no seu processo de crescimento.

No coletivo compartilham uma série de experiências e sentimentos, discutem distintos pontos de vista e valores, bem como aprendem a cooperar, respeitar, perceber o outro, considerar suas ideias, ser gentil, ser solidário...

Nesta etapa, estão vivenciando um momento de muitas conquistas e curiosidades. Enquanto brincam, descobrem e se apropriam do mundo que as rodeia, percebem como acontecem as relações sociais e também ampliam sua capacidade criadora. As brincadeiras espontâneas, individuais ou coletivas, e os jogos dirigidos estão presentes no cotidiano da escola, ajudando as crianças a lidarem com diversos sentimentos, comunicarem-se consigo e com os outros. É o início do aprendizado da diferença, do respeito, da crítica, da tolerância.

O trabalho dos professores visa planejar, criar estratégias e condições para que os alunos se sintam instigados a aprender de modo significativo e em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo, contribuindo para que se tornem seres autônomos. Desenvolvem assim, competências e habilidades necessárias para os anos posteriores de sua vida escolar.


O que e como se aprende

A Educação Infantil é a fase inicial do processo de escolarização, sendo, muitas vezes, a primeira inserção da criança numa situação de socialização estruturada, diferente de seus vínculos familiares. Por isso, nos preocupamos em fazer do espaço escolar um lugar afetivo e acolhedor, pleno de significado e sentido para cada um. Dentro desta perspectiva, valorizamos a cultura na qual o aluno está inserido, como também buscamos ampliar sua visão de mundo, seus conhecimentos e suas possibilidades de ação sobre o meio e os objetos de conhecimento.

Consideramos que é através da interação com os outros e com os objetos que as crianças se desenvolvem, tornando-se pessoas capazes de agir, raciocinar, sentir, criar, inventar e comunicar. Para isso, utilizamos o jogo e a brincadeira como metodologia. Brincar, jogar, explorar e viver diferentes papéis fará com que possam, de forma criativa, prazerosa e inteligente, se desenvolver e aprender.

Buscamos oferecer vivências e temáticas instigantes, que provoquem interesse e curiosidade na criança. Assim, no nosso dia a dia os alunos são convidados a CONVIVER com outras crianças e adultos, BRINCAR de formas variadas e em diversos ambientes, PARTICIPAR do planejamento e das atividades propostas, EXPLORAR o corpo, texturas, cores, sons, sabores..., EXPRESSAR sentimentos, desejos, medos, dúvidas, frustrações, opiniões e a CONHECER-SE.

Nosso trabalho é pautado numa proposta curricular que oferece atividades intencionalmente planejadas nos seguintes campos de experiências:

● O eu, o outro e o nós;
● Corpo, gestos e movimentos;
● Traços, sons, cores e formas;
● Escuta, fala, pensamento e imaginação;
● Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

O planejamento é calcado nas diversas modalidades organizativas, como: atividades permanentes, sequências didáticas e projetos, sendo elaborado e reformulado a partir da observação sistemática do educador, analisando os efeitos de suas intervenções para as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças.

O acompanhamento da trajetória de cada aluno e da turma é feito por meio de diversos registros e em diferentes momentos, tanto pelos professores quanto através da produção do grupo.


Aulas Especializadas da Educação Infantil

No Centro Educacional Espaço Integrado temos grande preocupação em favorecer o contato dos alunos com as diversas formas de expressão. Sendo assim, oferecemos aulas especializadas como Arte, Música, Inglês e Educação Física, uma vez por semana e, Ciências, quinzenalmente. Nosso intuito é que as crianças percebam que há diferentes formas de ver, entender, representar e construir o mundo.

Arte
As aulas de Arte têm como objetivo:
- garantir à criança a expressão de suas ideias e sentimentos, despertando sua curiosidade e possibilitando o desenvolvimento de sua competência artística.
- estimular a comunicação verbal a partir de associações produzidas ao observar obras de artistas consagrados e ampliar o acesso a conteúdos e contextos culturais próximos ao artista em destaque.
- provocar a curiosidade e o gosto pela criação plástica em atividades práticas de ateliê, através do contato direto com diversos materiais e técnicas de artes visuais.

Música
As aulas de Música visam à compreensão da diversidade de práticas e manifestações da nossa cultura e de outras mais distantes, assim como o “fazer musical”, sempre através de um processo lúdico, prazeroso e gradual.

A educação musical tem como objetivo:
- levar à criança ao reconhecimento dos conteúdos significativos da música (altura, intensidade, duração, timbre, densidade), fatores facilitadores para a produção sonora, que inclui os atos de cantar e tocar instrumentos.
- possibilitar o desenvolvimento da criança através do fazer musical, passando pela técnica, execução, criação, literatura (informações/pesquisas) e audição (apreciação).

Educação Física
Nas aulas de Educação Física são realizadas atividades lúdicas, jogos coletivos, brincadeiras. Através do movimento, a criança expressa sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo do corpo no espaço. Na Educação Infantil seu principal objetivo é:
- oferecer a oportunidade de expressão, desenvolvendo habilidades motoras como a coordenação, a lateralidade, o equilíbrio, a organização espaço-temporal e a flexibilidade, estabelecendo um domínio corporal progressivo em cada faixa etária.
- permitir a apropriação gradativa da imagem corporal (percepção das sensações, limites, potencialidades e integridade do corpo).
- desenvolver a confiança na capacidade motora.
- desenvolver aspectos socioafetivos como normas, condutas e códigos morais que a possibilitem o exercício dos vários papéis sociais.
- exercitar a atenção e a imaginação e pelo uso progressivo de processos mentais mais complexos.

Inglês
As aulas de Inglês são mais uma oportunidade dos alunos construírem um caminho comunicativo e se tornarem capazes de transmitir e assimilar o conhecimento do mundo em que vivem em outro idioma. Estas são ministradas a partir do Maternal II, tendo os seguintes objetivos:
- despertar o interesse para uma língua estrangeira.
- promover sua aquisição e desenvolver as potencialidades individuais e o trabalho coletivo.
- desenvolver o idioma de maneira espontânea através de atividades lúdicas e dinâmicas, usando situações concretas do universo infantil.

Ciências
As aulas de Ciências buscam instigar os alunos a observar fenômenos, formular hipóteses, prever resultados para experimentos, cuidar de si, do outro e do ambiente. Desta forma, na Educação Infantil, seus principais objetivos são:
- estabelecer relações entre os animais existentes na escola e suas necessidades.
- conhecer os cuidados básicos que devemos ter com a natureza.
- conhecer algumas espécies da fauna e flora brasileira.
- identificar e nomear as características dos animais com os quais convive.
- conhecer os cuidados que devemos ter com os vegetais por meio do seu cultivo.
- ter atitudes relacionadas ao bem-estar individual e coletivo.