• Home
  • Segmentos
  • Ensino Médio
  • 1ª a 3ª série
  • Currículo e Projetos
  • Organização
  • Orientação Profissional
  • Avaliação
  • Vestibular

1ª à 3ª Série

Esta fase é marcada por muitas transformações e expectativas . Os questionamentos com relação aos projetos pessoais de vida, que serão traduzidos pelas escolhas profissionais, assim como a densidade dos conteúdos acadêmicos, convocam o aluno a desenvolver habilidades e a enfrentar muitos desafios, que o ajudarão a consolidar sua personalidade e o seu caráter.

Para acompanhar o jovem nesse processo, a escola acredita na importância de garantir espaços de acolhimento e diálogo, que permitirão o desenvolvimento do autoconhecimento, do pensamento crítico e da autonomia.

Os projetos pedagógicos propostos em cada uma das séries visam também o desenvolvimento de habilidades e competências que favoreçam a atuação na vida adulta e no mundo profissional, como a capacidade de defender um ponto de vista, argumentar e fazer proposições consistentes.

A formação do jovem exige, portanto, uma escola que concilie os interesses, angústias e necessidades da faixa etária e a preparação para obtenção de êxito nas etapas posteriores ao processo de escolarização básica.


Currículo e Projetos

O Ensino Médio representa a etapa final da escolarização básica e, no CEI, os alunos têm a oportunidade de vivenciar experiências de aprendizagem que possibilitam o ingresso nas melhores universidades do Brasil e do mundo e, ainda, a formação de um jovem autônomo, crítico, proativo, capaz de enxergar na vida aquilo que aprendeu na escola.

O trabalho pedagógico realizado no segmento é protagonizado pelos alunos sob a mediação da equipe docente, que oferece propostas de ensino enfatizando a problematização dos conteúdos e a relação entre diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, o CEI promove a formação continuada de seu corpo docente através de reuniões de equipe e supervisões individuais semanais, o que permite planejar sequências didáticas e projetos que ampliem seu repertório, trazendo sentido à aprendizagem.

Aulas nos Laboratórios de Física, Química e Biologia favorecem a real compreensão do conhecimento teórico-científico. Estudos de campo, realizados nas três séries do Ensino Médio, transformam os diferentes espaços visitados em laboratório das Humanidades, da Cultura e da Arte. O ensino da Língua Espanhola, oferecido na 1ªs e 2ªs séries, amplia o horizonte cultural dos nossos alunos, oportunizando a aprendizagem de um segundo idioma e a certificação internacional através da realização do DELE, em parceria com o Instituto Cervantes.

O currículo do Ensino Médio é ainda enriquecido com outras iniciativas que oferecem a construção de saberes e habilidades. São elas:

- Olimpíadas estaduais e nacionais de Matemática, Física e Química;
- Semana de Ciência e Tecnologia;
- MICEI - Modelo Interno CEI (Simulações da ONU em formato estudantil que permitem a compreensão da política internacional e seu processo de negociação);
- Semana Literária;
- Sarau de Música e Poesia;
- Mostra de Projetos e Práticas do Ensino Médio;
- Ônibus cultural (visita a exposições e espetáculos teatrais);
- CineCEI


Organização

Os componentes curriculares são distribuídos em quatro aulas de 75 minutos cada, às 2ªs e 6ªs feiras e, seis aulas de 75 minutos às 3ªs, 4ªs e 5ªs feiras, dias em que os alunos almoçam na escola.

Para as turmas de 3ª série oferecemos as aulas de aprofundamento às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, onde os professores regentes de Matemática, Geografia, História, Redação, Língua Portuguesa, Química, Biologia e Física realizam exercícios das provas específicas dos exames vestibulares.

A escola oferece tutorias no período que antecede às provas bimestrais. Nestes encontros é possível esclarecer dúvidas com os professores de forma individualizada. São frequentes também aulas de atualidades com dupla regência, palestras, debates com convidados, além da oferta de projetos integrados, atividades práticas em laboratórios, estudos de campo e simulados, comumente realizados aos sábados.

As propostas pedagógicas são disponibilizadas nas salas de aula Google, uma vez que todos os estudantes possuem uma conta de email no ambiente Google institucional e, portanto, podem usufruir das múltiplas ferramentas de aprendizagem que a plataforma oferece. Sendo assim, os equipamentos eletrônicos (ipad, tablet ou laptop) podem ser utilizados pelos alunos, bem como os chromebooks que a escola disponibiliza.


Orientação Profissional

O Projeto de Orientação Profissional realizado no Ensino Médio do CEI é um processo abrangente, que diz respeito não somente à informação sobre as profissões, mas a uma busca de conhecimento a respeito de si mesmo, características pessoais, familiares e sociais do aluno, promovendo o encontro das afinidades do mesmo com aquilo que pode vir a realizar em forma de trabalho.

Tem o objetivo de esclarecer, de apontar caminhos, fornecer possibilidades e oferecer subsídios para que o jovem encontre sua identidade, seu perfil profissional e suas características funcionais. Utilizando a informação como recurso através de palestras, encontro com profissionais, visitas à Universidades, locais de trabalho ou qualquer outra ferramenta que nos ajude a desvendar junto com o adolescente, em um trabalho de construção, sua problemática frente à escolha, buscaremos auxiliá-lo nesta difícil tarefa que é encontrar sua identidade profissional.


Avaliação

A formalização do processo avaliativo ocorre bimestralmente, em quatro momentos durante o ano e, com base em um conjunto de ações, o aproveitamento do aluno do Ensino Médio é expresso através de notas. A composição da média bimestral envolve:

-A nota parcial, que pode ser apenas um teste, ou então um conjunto de trabalhos, fichamentos, resumos etc., sendo esta variação resultante da especificidade de cada componente curricular. -A avaliação bimestral, aplicada durante a semana de provas com peso correspondente a 50% na média bimestral.

No Ensino Médio serão considerados automaticamente aprovados os alunos que apresentarem frequência às aulas igual ou superior a 75% e média anual maior ou igual a 7,0 (sete) em todos os componentes curriculares. Os alunos que não obtiveram média semestral igual ou superior a 7,0 são indicados à recuperação semestral, que compreende um conjunto de aulas de revisão e avaliações sobre os temas revisitados. Caso a nota de recuperação semestral seja superior a qualquer uma das médias do 1º e/ou 2ºs bimestres, uma nova média válida será atribuída ao aluno.

Aqueles que não apresentarem a média anual maior ou igual a 7,0, em até 08 disciplinas, devem fazer a recuperação final, que constará de orientações de estudos, aulas de revisão e provas. Para aprovação na recuperação final será necessário ter frequência às aulas de revisão e obter nota igual ou superior à 6,0 na prova de recuperação final.


Vestibular

A 3ª série do Ensino Médio requer um trabalho atento às necessidades do aluno que viverá, ao longo de um ano, o duplo desafio de concluir a Educação Básica e prestar os exames vestibulares, a fim de ingressar no curso universitário que deseja seguir. Para além do acolhimento da coordenação, nos momentos em que o jovem apresenta dúvidas em relação à escolha profissional ou insegurança frente às mudanças que a transição para a vida adulta impõe, os estudantes da 3ª série do CEI recebem também orientações individualizadas quanto às particularidades dos vestibulares que desejam realizar e sobre as universidades de interesse.

A equipe docente planeja aulões, simulados, aulas de aprofundamento que ocorrem ao longo de todo o ano letivo, apostilas, encontros preparatórios para o Teste de Habilidades Específicas (THE), sábados intensivos, cronograma especial de aulas para os candidatos à Medicina, com material próprio. Tudo isso, sem descuidar do bem estar e da saúde emocional dos alunos que, com regularidade, realizam - sob a supervisão do professor de Corpo em Movimento - atividades de relaxamento, Yoga, meditação, exercícios de respiração e controle da ansiedade.

Os excelentes resultados obtidos nos vestibulares das universidades públicas e privadas, pelos estudantes egressos do CEI, confirmam a consistência e a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido por nossa equipe.


Calendário de Provas