• Home
  • A Escola
  • Extensão em Inglês
  • Inglês se aprende no dia a dia
  • Currículo e Projetos
  • Processo de Ingresso

Inglês se aprende no dia a dia

A Extensão é um projeto de ensino da Língua Inglesa, na própria escola, que proporciona situações nas quais os alunos vivenciam o uso do idioma de forma contextualizada.

Este é um segmento opcional, com almoço incluído, que segue a proposta pedagógica do CEI e funciona diariamente em horário complementar à escolaridade nos turnos da manhã e da tarde, acompanhando as séries, conforme a tabela:

Nível Extensão
em Inglês
Equivalência na
Escolaridade
Turno da Extensão
Manhã
Turno da Extensão
Tarde
Beginners IPré I9:50 às 13:0012:00 às 15:00
Beginners IIPré II9:50 às 13:0012:00 às 15:00
Stage11º ano9:50 às 13:0012:20 às 15:00
Stage 22º ano9:50 às 12:3012:20 às 15:00
Stage 33º ano9:50 às 12:3012:20 às 15:00
Stage 44º ano9:50 às 12:3012:20 às 15:00
Stage 55º ano9:50 às 12:3012:20 às 15:00
Stage 66º ano---12:50 às 15:00
Stage 77º ano---12:50 às 15:00



Em nossa rotina, fazemos com que as atividades da Extensão sejam oportunidades de comunicação e de aprendizagens significativas, com propostas adequadas a cada nível de maneira que a Língua Inglesa seja incorporada com naturalidade pelos alunos.

Trabalhamos desenvolvendo de forma contínua e progressiva as cinco habilidades de uma segunda língua de acordo com a faixa etária do grupo:

Cinco habilidades Trabalho desenvolvido
Listening
(compreensão oral)
Percepção e consequente processamento da informação produzida oralmente por outros emissores
Speaking
(produção oral)
Expressão oral do pensamento do emissor
Reading
(compreensão escrita)
Compreensão da informação produzida de forma escrita por outros emissores
Writing
(produção escrita)
Expressão escrita do pensamento do emissor
Thinking
(raciocínio)
Utilização da língua estrangeira na formulação do pensamento tanto do emissor quanto do receptor



Para alcançarmos nossos objetivos pedagógicos utilizamos variados recursos – lúdicos, audiovisuais, plásticos e artísticos – levando em conta a faixa etária e o nível de conhecimento do idioma em que os alunos se encontram, combinados aos múltiplos espaços da escola – salas de aula, pátios, auditórios, cozinha, refeitório, salas de artes, informática, ginásio, Jardim Ambiental.

Nossas turmas têm um número de alunos ainda mais reduzido que as da escolaridade regular para garantirmos a qualidade do trabalho e para darmos possibilidade a cada aluno de falar e de ser ouvido.


Currículo e Projetos

Nossa Extensão começa no Beginners I e termina no Stage 7 com carga horária de três horas diárias em média, dependendo do segmento. Formamos os grupos com base nas turmas da escolaridade e não por nível de conhecimento do idioma.

Nos stages iniciais – Beginners I e Beginners II – trabalhamos a Língua Inglesa apenas oralmente. No Stage 1 iniciamos o processo de discriminação visual e sonora do alfabeto e de palavras conhecidas em Inglês. No Stage 2 apresentamos formalmente a leitura e a escrita do idioma. Nos Stages 3, 4 e 5 desenvolvemos as habilidades (listening, speaking, reading, writing e thinking) de forma progressiva e articulada. Nos Stages 6 e 7 sofisticamos ainda mais as competências linguísticas.


Processo de Ingresso

O processo de ingresso na Extensão só se inicia com o preenchimento do requerimento para inclusão de curso nas secretarias da escola.

Para inscrever seus filhos nas turmas de Beginners I e II, as famílias devem seguir esta orientação e aguardar a disponibilidade de vaga que obedece à ordem de inscrição que começa no início de cada ano letivo. Nestas turmas, o ingresso depende apenas da disponibilidade de vagas. Ao preencher este requerimento, as famílias dos candidatos aos Stages 1, 2, 3, 4 e 5. recebem o conteúdo para que se preparem para a avaliação que será agendada pela coordenação, desde que haja vagas disponíveis para o nível pretendido. Para os Stages 6 e 7 só há ingresso em casos de proficiência no idioma.

A avaliação prévia se faz necessária a partir do Stage 1 (1º ano) para garantir que cada criança consiga acompanhar o grupo já formado com alunos da mesma faixa etária, já familiarizados com o idioma após dois anos de vivência diária. As avaliações ocorrem da seguinte maneira:

● Stages 1 – avaliação oral interativa.
● Stages 2 – avaliação oral interativa com parte dedicada à discriminação visual de palavras conhecidas em um texto escrito, além de reconhecimento das letras do alfabeto em Inglês.
● Stages 3, 4, 5, 6 e 7 – avaliação da compreensão e produção oral e escrita dos alunos de acordo com o conhecimento necessário para o stage pretendido.
Além do conhecimento do conteúdo pedagógico, é fundamental que todos também estejam habituados a se comunicarem em Inglês, compreendendo a linguagem utilizada em sala de aula pela professora (contação de histórias, explicação e descrição de tarefas, comandos, orientações em geral).Trata-se de um teste que pode aprovar ou não os candidatos.